A empresa Australiana Gold Mountain (GMN) decidiu adquirir 20% de participação em quatro projetos de Lítio no Brasil, de titularidade da também Australiana, Mars Mines Limited .
O negócio foi incialmente celebrado em Setembro de 2022, quando a GMN assinou acordo vinculativo com a Mars Mines para adquirir uma participação de 75% nos projetos Juremal, Custódia, Cerro Cora e Porta D’Agua e Jacurici. Após a Due Dilligence inicial, a GMN decidiu avançar no acordo adquirindo 20% dos projetos por $ 570.000 em ações e opções. A empresa ainda poderá exercer o direito de adquirir uma participação adicional de 55% nos projetos com o financiamento exclusivo de US$ 2,75 milhões nos próximos dois anos.
A Due Dilligence realizada pela GMN confirmou a presença de Pegmatitos LCT (Lítio, Césio e Tântalo) em amostras superficiais de rochas dos projetos Juremal, Custódia e Cerro Cora e Porta D’Agua. O CEO da GMN, Tim Camaron, disse que o conselho da empresa decidiu avançar com a aquisição inicial em função dos bons resultados obtidos nas análises das primeiras amostras desses projetos.
O planejamento dos programas de exploração no projeto Custódia e em outras duas áreas se encontram em estágio avançado, juntamente com as negociações com os superficiários locais que deverão continuar até dezembro de 2022.
No inicio do próximo ano a GMN planeja iniciar seus trabalhos de amostragem no máximo de áreas possíveis e ao mesmo tempo preveem a execução de trabalhos de reconhecimento no projeto Jacurici, que não foi avaliado até o momento.
A ÍGNEABR vem auxiliando a Mars Mines Limited na gestão e aquisição de títulos minerários no Brasil.