Usiminas recebe certificado de descaracterização da Barragem Central

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) declarou extinta a última estrutura de disposição de rejeitos construída a montante na mineradora. A Agência Nacional de Mineração (ANM) já havia retirado a estrutura de seu cadastro após vistoriar a área onde ela ficava e conhecer as obras realizadas pela companhia com o objetivo de descaracterizá-la. Anteriormente, em 2021, a companhia descaracterizou a Barragem Somisa, que também foi construída pelo método a montante.

O processo para descaracterizar a Barragem Central foi iniciado em 2014, quando a Mineração Usiminas começou a lavra dos materiais depositados na estrutura, com reaproveitamento a partir do beneficiamento na Instalação de Tratamento de Minério (ITM) Flotação. Entre 2021 e 2022 foram realizadas as obras de descomissionamento, descaracterização e revegetação do local.

Com a conclusão da descaracterização das barragens, a Mineração Usiminas cumpre mais uma das suas metas ESG (Ambiental, Social e Governança). Outro compromisso firmado, o encerramento do uso das estruturas convencionais para disposição de rejeitos, foi cumprido com a inauguração da planta de filtragem, o Dry Stacking, e a desativação da Barragem Samambaia, em dezembro de 2021.

A revegetação permitirá à área voltar à forma original, sendo reintegrada à natureza como era antes. No local, já foram plantadas 12 mil mudas de espécies nativas, e o trabalho continua com o monitoramento das plantas.

Fonte: Revista Minérios


Últimas notícias
Fique por dentro!

Inscreva-se para receber novidades.

    Privacy Overview

    This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.