Mapeamento Geológico Brasileiro Define Prioridades para Próximos Dez Anos

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) está recebendo sugestões da sociedade até o dia 15 de junho por meio de uma consulta pública destinada a construir o Plano Decenal de Mapeamento Geológico Básico (PlanGeo) 2025-2034.

A participação ativa da sociedade nesse processo garante que o futuro da geologia e da mineração no Brasil seja construído de forma colaborativa, transparente e com foco no desenvolvimento sustentável”, afirma Inácio Melo, diretor-presidente do SGB.

O PlanGeo 2025-2034, atualmente em consulta pública, visa definir as prioridades para o mapeamento geológico brasileiro na próxima década, focando em áreas com potencial para novas descobertas minerais, incluindo minerais críticos para a transição energética.

Valdir Silveira, diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, destaca a importância da participação pública:

O PlanGeo é um instrumento fundamental para direcionar as ações do SGB e garantir que os investimentos em pesquisa e mapeamento geológico atendam às necessidades do setor produtivo e da sociedade como um todo”, complementa Silveira.

A consulta pública oferece à população a oportunidade de opinar e sugerir sobre as áreas prioritárias para pesquisa, abrangendo províncias minerais, distritos mineiros e novas fronteiras do conhecimento geológico.

Além de permitir que o usuário aponte prioridades a partir de 60 blocos pré-selecionados, distribuídos nas regiões Amazônia, Nordeste e Centro-Sul, a plataforma possibilita a sugestão de novas áreas e escalas para mapeamento geológico.

Essa é a chance de moldar o futuro da mineração no Brasil, de garantir que a exploração dos recursos minerais seja feita de forma responsável e sustentável, e que os investimentos sejam direcionados para as áreas com maior potencial para o desenvolvimento do país”, conclui o diretor-presidente do SGB.

Para participar da consulta pública e contribuir para a construção do PlanGeo 2025-2034, acesse:

https://www.sgb.gov.br/mapeamento_geologico/consulta_publica.html até o dia 15 de junho.

Últimas notícias
Fique por dentro!

Inscreva-se para receber novidades.

    Privacy Overview

    This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.