Inauguração do Pavilhão Brasil no PDAC reúne delegação brasileira da indústria mineral

A inauguração do Pavilhão Brasil no Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC) 2024 marcou o início de um evento crucial para o setor de mineração internacional. Com a presença de uma delegação brasileira composta por representantes de empresas, entidades governamentais e profissionais do ramo, o interesse pelo Brasil foi notavelmente evidente, especialmente no que diz respeito aos minerais essenciais para a transição energética.

O PDAC 2024, realizado em Toronto, Canadá, trouxe à tona discussões cruciais sobre Sustentabilidade, Inclusão, Mercado de Capitais e, em particular, Minerais Críticos.

A cerimônia de abertura contou com a participação de representantes dos povos indígenas (First Nations), ressaltando a importância do diálogo na condução responsável da mineração, com benefícios inclusivos para todas as comunidades envolvidas.

A presença brasileira no PDAC 2024 foi marcada pelo Brazil-Canada Mining Brunch e pela inauguração do Pavilhão Brasil, ambos eventos que contaram com a participação de representantes governamentais e do setor privado. O interesse pelo Brasil foi notável, especialmente em relação aos minerais essenciais para a transição energética, como o lítio e as terras raras.

Brasil no PDAC 2024: Destaque para Minerais Críticos e Cooperação Internacional

Destacando a relevância dos minerais críticos, o governo canadense anunciou medidas significativas para impulsionar esse setor, incluindo incentivos fiscais e investimentos substanciais em tecnologia e inovação.

Além disso, durante o evento, foi assinado um acordo-quadro de cooperação entre o Serviço Geológico do Brasil (SGB) e o Serviço Geológico Britânico (BGS), visando impulsionar projetos de pesquisa mineral, com foco em minerais críticos e outros recursos estratégicos.

O destaque da segunda edição da publicação intitulada “An Overview of Critical and Strategic Minerals Potential of Brazil – Uma Visão Geral do Potencial de Minerais Críticos do Brasil” durante o PDAC 2024 reforçou ainda mais o potencial brasileiro nesse setor.

Elaborada por especialistas em geociências do SGB, essa publicação destaca o potencial do Brasil para a produção de minerais classificados como estratégicos para o país, incluindo alumínio, cobre, cromo, ouro, grafita, minerais de lítio, níquel, fosfato, platina, potássio, Elementos Terras Raras, tungstênio, urânio e zinco.

Valdir Silveira, diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, falou sobre a importância das informações geocientíficas consolidadas, que evidenciam o potencial do Brasil para ser grande produtor dos minerais fundamentais para a transição energética e segurança alimentar:

Esses dados são cruciais para o setor produtivo e para formulação de políticas públicas, pois facilita o planejamento estratégico de uma cadeia global de fornecimento de minerais críticos e engloba mapas com a localização exata dos depósitos minerais”, afirmou.

Para acessar a publicação completa, clique aqui.

A pesquisadora do SGB Sulsiane Souza Gaia enfatiza que o PDAC representa a maior convenção global sobre pesquisa mineral, mineração e desenvolvimento de projetos. Ela também ressaltou:

Nesta edição, realçamos o potencial brasileiro em minerais críticos para a transição energética e segurança alimentar, apresentando dados detalhados e reafirmando a posição de liderança do Brasil no panorama internacional dos minerais críticos”.

O documento também fornece detalhes sobre depósitos minerais, recursos disponíveis e potencial geológico de uma determinada Província Mineral, direcionando essas informações aos profissionais do setor e investidores, fortalecendo a atração de investimentos para o setor mineral brasileiro.

A presença brasileira no PDAC 2024 reafirma o compromisso do país em promover um setor mineral responsável e sustentável, alinhado com as melhores práticas globais e as necessidades da transição energética e do desenvolvimento econômico.

Missão brasileira

O SGB será representado no PDAC 2024 pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira; a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), Alice Castilho; pela assessora da DGM Lúcia Travassos; pela chefe do Departamento de Recursos Minerais (DEREM), Maísa Abram; pelos coordenadores executivos da DGM Maurício Pavan, Izaac Cabral e Eduardo Duarte Marques; pelo gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Goiânia (SUREG-GO), Jônatas de Sales Macedo Carneiro; pelo coordenador executivo do Departamento de Gestão Territorial da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DEGET), Raimundo Almir Costa da Conceição; pelos(as) pesquisadores(as) em geociências Sulsiene Machado de Souza Gaia, Michele Cunha Graça e Eduardo Moussalle Grissolia (DGM); pelo assessor de Assuntos Internacionais, Rafael Duarte; pela assessora parlamentar da Presidência Sabrina Soares de Araújo Góis; e pelo assessor da Presidência Marcio José Remédio.

Também participam da Missão Oficial Brasileira à Convenção PDAC 2024 representantes da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, em Toronto (BCCC), e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), além das empresas patrocinadoras.

Fonte de notícias: Núcleo de Comunicação -Serviço Geológico do Brasil; ADIMB; e Brasil Mineral
Imagens: Pablo Peixoto/SGB

Últimas notícias
Fique por dentro!

Inscreva-se para receber novidades.

    Privacy Overview

    This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.