A Ígnea se Filia a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas Mineral – ABPM

A Ígnea Geologia & Meio Ambiente tem o prazer de anunciar a adesão como empresa filiada à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas Mineral e Mineração – ABPM. Nossa perspectiva como empresa associada, reforça o sentimento de que estamos trabalhando no rumo certo por uma mineração brasileira competitiva e sustentável.

Novas empresas que atuam no setor de mineração no Brasil para o quadro de associados da ABPM aumenta a representatividade da entidade e eleva o seu poder de interlocução perante os poderes constituídos

, destaca Luís Maurício Azevedo, presidente da ABPM.

A ABPM, fundada em 21 de junho de 2012, é uma entidade privada, sem fins lucrativos que por objetivos a representação e defesa dos interesses do segmento da mineração voltado à pesquisa mineral no Brasil.

Além da valorização da pesquisa mineral para a economia brasileira e mundial, a participação na formulação de políticas públicas de interesse da indústria da mineração no Brasil e a proteção do patrimônio mineral brasileiro.

Construindo novos horizontes

A instituição participa e realiza ativamente congressos, exposições, cursos, seminários, oficinas e palestras a fim de desenvolver o melhor conhecimento com a divulgação e o incremento da capacidade tecnológica e da produção mineral.

Com relação a ações em parceria e diálogos com o governo, a ABPM participou de reuniões do Grupo de Trabalho para definição de política de minerais fertilizantes, do Comitê de transformação mineral do MME, além da ABPM ter sido designada como membro do CT Mineral do MCTIC,

Sobre conflitos da Mineração com áreas de assentamento do INCRA, a ABPM tem discutido com a Secretaria de Parceria de Investimento do Ministério da Economia (SPI/ME) e com a ANM como encontrar soluções.

Cuidando do meio ambiente

A convite da Câmara Britânica de Comércio, a ABPM participou de um painel sobre Padrão Global de Segurança de Barragem, em que pode manifestar o quanto a legislação brasileira tem se aproximado das melhores práticas internacionais.

Com a aprovação da Lei 14.066/2020, foram mais de 40 novos dispositivos que passaram a fazer parte da Lei de política nacional de segurança de barragens, o que tem levado, inclusive a ANM a rever a Resolução específica que trata do tema.

Nesse assunto relacionado à segurança de barragens, por solicitação de algumas empresas associadas, a ABPM enviou Carta a ANM para dilação do prazo para cumprimento de exigências previstas na resolução sobre segurança de barragem referente a desativação de determinadas estruturas.

Dentro desse tema relacionado à sustentabilidade, a ABPM manteve estreito diálogo e Interação com o a organização WWF, inclusive, esclarecendo questões sobre a atividade de mineração e o seu compromisso com a compatibilização da atividade produtiva e o meio ambiente.

Como a ABPM acumula uma discussão interna sobre mineração em terras indígenas, esta entidade foi convidada e participou de painel sobre o tema no Congresso Brasileiro de Geologia, defendendo a urgente regulamentação do artigo 231 da Constituição Federal.

Mineração e sociedade

No segundo semestre deste ano, a ABPM inaugurou a série de Webinares: “Mineração e sociedade”, com participação de autoridades e representantes de empresas em que foram discutidos temas como:

  • O futuro da mineração e a mineração do futuro,
  • Os desafios para uma mineração mais competitiva no Brasil,
  • O fascínio dos mercados de ouro e diamante e a concorrência desleal das atividades ilegais e,
  • Sobre o impacto das novas normas de segurança de barragens na mineração.

A Ígnea tem a satisfação de fazer parte da ABPM e, deste modo, apoiar no crescimento e valorização do setor de mineração brasileira.

Para saber mais sobre a instituição, acesse: http://www.abpm.net.br

 

Últimas notícias
Fique por dentro!

Inscreva-se para receber novidades.