Dados Aerogeofísicos de Minas Gerais São Agora Acessíveis a Todos no Portal da CODEMGE

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, anunciou a liberação gratuita de dados aerogeofísicos para o setor de mineração de MG.

Pela primeira vez, dados de levantamentos aerogeofísicos realizados a baixas altitudes, que antes custavam até R$ 300 mil para empresas e interessados, estão sendo disponibilizados gratuitamente para empresas e pesquisadores do setor.

Os dados foram coletados através de levantamentos aerogeofísicos realizados por aeronaves operando a uma altitude de 100 metros, capturando imagens e informações com alta precisão e auxiliando na identificação de áreas com potencial mineral.

As informações estão disponíveis em formatos digitais como gdb, grid e pdf, e podem ser acessadas no site oficial da CODEMGE.

Segundo o diretor-presidente da empresa, Sérgio Cabral, a iniciativa visa fortalecer o desenvolvimento econômico do estado, fornecendo informações qualificadas que atraem investimentos para o setor mineral.

A função principal da CODEMGE é estimular o desenvolvimento econômico por meio da oferta de informações qualificadas ao mercado, o que pode atrair mais empresas para o setor de mineração em Minas Gerais”, afirmou Cabral.

 

Eduardo Ruiz, gerente de mineração e meio ambiente da CODEMGE, ressaltou que a disponibilização dos dados pode melhorar a eficiência na pesquisa mineral. Segundo ele, a iniciativa oferece uma base técnica robusta para a tomada de decisões em projetos de mineração, contribuindo para uma operação mais planejada e sustentável.

Como Acessar os Dados

Interessados em acessar os levantamentos aerogeofísicos devem visitar o site da CODEMGE e preencher um formulário específico para obter os dados.

A CODEMGE também oferece, em colaboração com o Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Serviço Geológico do Brasil (SGB), outros projetos de mapeamento geológico no Portal da Geologia.

Fonte:
Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – CODEMGBrasil Mineral 

Últimas notícias
Fique por dentro!

Inscreva-se para receber novidades.