Banco Nacional faz investimento em empresa canadence para nova unidade sustentável de lítio

BNDES faz investimento na Sigma Lithium para implantar uma nova unidade sustentável de lítio

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um novo financiamento de R$486,7 milhões para a Sigma Lithium. O valor faz parte do Novo Fundo Clima e tem o objetivo de implantar uma unidade de beneficiamento de lítio sustentavelmente.

Com o novo investimento, a empresa deve ampliar para 250 mil toneladas a produção concentrada de lítio por ano, mineral fundamental para as baterias dos veículos.

Empresa Focada em Sustentabilidade 

A Sigma Lithium está focada em sustentabilidade socioambiental. Com isso, os objetivos sustentáveis são:

  • Produção 0 de carbono;
  • Não utiliza químicos nocivos;
  • Não há formação de barragem;
  • Não faz uso de água potável;
  • Utiliza energia limpa.

Este projeto aprovado pelo BNDES sintetiza o objetivo do Novo Fundo Clima, que é o apoio à indústria verde no desenvolvimento tecnológico, na capacidade produtiva e de comercialização de bens e serviços voltados à descarbonização”, afirmou, por meio de nota, o presidente do Banco, Aloizio Mercadante. 

BNDES faz Contrato de 5 anos

Este financiamento coloca o BNDES no grupo das principais entidades mundiais que buscam trazer seus países para a indústria de base que agrega valor aos insumos de baterias de carros elétricos. 

A produção da primeira etapa do projeto, calculada em 220 mil toneladas de concentrado, está contratada com o parceiro comercial Mitsui por um período de 5 anos. Em setembro, a companhia conseguiu concluir o 11° carregamento de 22 mil toneladas de concentrado de lítio, ou Lítio Verde Quíntuplo Zero

Vale lembrar que o Novo Fundo Clima é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima (MMA), mas é gerido pelo BNDES. O fundo conta com um orçamento de R$10,4 bilhões que deve ser investido da seguinte forma:

  • Implantação de empreendimentos;
  • Aquisição de máquinas e equipamentos;
  • Desenvolvimento tecnológico relacionado à redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e à adaptação às mudanças climáticas e seus efeitos.

__

Fonte: Agência BNDES de Notícias

Print Friendly, PDF & Email
Últimas notícias
Fique por dentro!

Inscreva-se para receber novidades.

    Compartilhe: 

    Tags: Informativos

    Leia também: