MME publica diretrizes para oferta de áreas disponíveis para mineração

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, nesta quarta-feira (19/10), a Portaria nº 695/2022, que estabelece diretrizes para os procedimentos de disponibilidade de áreas com vistas ao aproveitamento de recursos minerais. A oferta contínua de áreas é fundamental para a transformação do patrimônio mineral em riqueza, além de contribuir para a promoção da concorrência e diversificação da matriz mineral do Brasil, sempre baseada no desenvolvimento sustentável.

O normativo estabelece que cabe à Agência Nacional de Mineração (ANM) a adoção de critérios objetivos, de natureza técnica, econômica e social, na seleção e oferta de áreas em disponibilidade. Além disso, deve ser garantida a transparência e a ampla divulgação dos procedimentos. Outro aspecto trazido pela portaria diz respeito à previsibilidade na oferta, com a definição de duas rodadas no mínimo por ano, devendo ser publicado um cronograma anual no início de cada ano civil.

Oferta contínua de áreas é fundamental para transformação do patrimônio mineral em riqueza e contribui para diversificação da matriz mineral brasileira.

, informou o MME.

A portaria estabelece que o Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) prestará apoio técnico à ANM na elaboração de análises e na consolidação e disponibilização dos dados de levantamentos geológicos de seu acervo. Assim, será possível fornecer as informações técnicas necessárias à melhoria contínua do procedimento de oferta de áreas em disponibilidade.

Objetivos

O objetivo é manter um fluxo de oferta de áreas em disponibilidade, regionalizar a oferta, diversificar as substâncias minerais ofertadas, incluir a pequena mineração e fomentar a concorrência entre os agentes econômicos.

Dentre as diretrizes estabelecidas pela portaria, o MME sublinha:

I – a redução gradual do estoque de áreas;

II – a regionalização da oferta de áreas;

III – a diversificação das substâncias minerais ofertadas;

IV – a inserção da pequena mineração;

V – promover o aproveitamento racional dos recursos minerais; e

VI – fomentar a concorrência entre os agentes econômicos.

Oferta de áreas em disponibilidade

A oferta de áreas em disponibilidade é atualmente um dos principais mecanismos para ampliação da atratividade do setor mineral ao investimento privado. Já foram realizadas cinco rodadas de ofertas públicas, que atraíram R$ 275,8 milhões em investimentos. Para este ano estão previstas a 6º rodada, lançada em setembro, e a 7º, prevista para novembro. A 8ª e 9ª rodadas serão lançadas em 2023.

Acesse aqui a Portaria nº 695/2022


Últimas notícias
Fique por dentro!

Inscreva-se para receber novidades.

    Privacy Overview

    This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.