É com imenso prazer e satisfação que anunciamos a adesão da ÍGNEA Geologia & Meio Ambiente como um dos patrocinadores do evento Lithium Valley Jequitinhonha. Essa parceria fortalece os esforços em prol da criação de valor público e disseminação de conhecimento.
Com uma trajetória de quase uma década no mercado, a ÍGNEA Geologia & Meio Ambiente atende às demandas do setor de mineração, especializando-se nas áreas de regulação minerária e pesquisa mineral.
A ÍGNEABR acredita firmemente que a correta aplicação das normas e regulamentações da mineração brasileira é fundamental para conduzir os processos administrativos minerários com maior segurança, reduzindo significativamente os riscos associados às atividades do setor.
Sobre o Evento
A Transição Econômica rumo a Carbono Zero colocou em evidência o papel estratégico dos Minerais Críticos, assim chamados porque as nações procuram proteger os suprimentos de materiais que consideram vitais para suas capacidades industriais e militares. Cerca de 50 elementos metálicos e minerais atualmente atendem esses critérios na China, nos EUA e na União Européia.
A maioria foi escolhida por seu papel estratégico na construção de infraestrutura necessária para reduzir as emissões de carbono responsáveis pelas mudanças climáticas, mission oriented apoiada por centenas de bilhões de dólares em subsídios e incentivos fiscais pelos Estados Nações.
Lítio, grafite, cobalto, níquel e manganês constituem um desses subconjuntos de minerais críticos usados predominantemente em baterias de EV.
No caso especifico do Lítio, segundo análise da Consultoria radicada em Londres, BMI, a oferta de Lítio em 2022 aproxima de 678.000 ton, face à uma demanda reprimida de 3.322.000 ton, estimando para 2035 uma demanda de 4.000.000 ton.
O Potencial do Vale do Jequitinhonha como Fonte de Minerais Críticos
Nesse contexto de escassez de oferta mundial frente a uma demanda cada vez mais crescente, fez com que o Vale do Jequitinhonha se projetasse para o mundo como portadora de uma expressiva ocorrência de Pegmatitos de qualidade superior, atraindo investimentos significativos para a região.
Trata-se de uma Janela de Oportunidade para pensar o Desenvolvimento Econômico Municipal e a Reconversão Territorial com base em um outro Modelo de Desenvolvimento assentado nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e suas 169 metas.
Para entender os Desafios, Limites e Oportunidades dos Empreendimentos dos Negócios do Lítio nada mais relevante que ouvir um dos protagonistas desse momento, que é uma Janela de oportunidade para o território: as empresas que aqui investem.
Assim, os CEOs das empresas Atlas Lithium, CBL, Lithium Ionic Corp., Resource Latin e Sigma Lithium estarão participando do Lithium Business: Desafios, Limites e Oportunidades no âmbito do território.
Não perca a oportunidade de garantir sua inscrição no Lithium Business. Clique no link a seguir: