Due Diligence Administrativo

Avaliação do Processo Administrativo Minerário

O que é?

O termo Due Diligence significa “Diligência Prévia” e essa diligência nos remete a ideia de ivestigação em busca de possíveis vícios ou erros no processo administrativo. Essa investigação garante que o titular ou qualquer outro interessado tenha total certeza do status atual do processo minerário e com isso avaliar o risco de evolução no projeto mineiro ou possível aquisição do título minerário.

Quais Questões São Avaliadas no Due Diligence Administrativo Minerário?

O processo administrativo minerário respeita a regras de procedimentos da administração pública. Considerando essas regras é possível realizar um estudo técnico sobre a evolução de um processo minerário com objetivo de se determinar suas conformidade.

Inicialmente é muito importante é entender quem é o contratante e qual o motivo da contratação do serviço. Isso porque, apesar das informações do processo administrativo serem públicas, certas interpretações e pareceres podem representar risco aos negócios de seus titulares, parceiros, fornecedores ou prestadores de serviço.

Assim, para contratar esse serviço é preciso demonstrar que você é parte interessada no processo administrativo e que tem poderes para receber essas informações.

Uma vez determinado que a contratante tem poderes para solicitar as informações do processo minerário, é necessário realizar verificação dos dados do processo através da vista integral dos documentos contidos nos autos do processos e nos sistemas eletrônicos da ANM. Através disso são checadas as seguintes informações:

  • Cumprimento de prazos materiais e processuais;
  • Pagamento de Taxa Anual Por Hectare (TAH);
  • Auditoria em Declaração de Investimento em Pesquisa Mineral –
  • DIPEM;
  • Auditoria em Relatório Anual de Lavra – RAL;
  • Possível Nulidade de Título Minerário;
  • Arrecadação dos Valores de CFEM;
  • Conformidade dos Relatório Técnicos Apresentados;
  • Recursos e Reservas Aprovadas pela ANM;
  • Fase Administrativa do Processo;
  • Acordos com Superficiário;
  • Licenciamento Ambiental;
  • Entre Outros.

Quando Fazer?

Geralmente essa Due Diligence é utilizada quando uma aquisição de título minerário está sendo realizada. Isso permite a parte que realiza a aquisição diminuir o risco do negócio.

Durante a negociação de aquisição de título minerário o Due Diligence Administrativo permite entender todo o histórico processual da atividade, inclusive com seus valores de recurso e reserva declarados como informações oficiais a ANM, além disso, uma análise detalhada da arrecadação de CFEM (Compensação Financeira Sobre a Exploração Mineral) permite identificar dados sobre a produção, venda, tributação, custos e possíveis fraudes.

Porém, não é somente na aquisição de títulos que a diligencia prévia pode ser executada. É sempre recomendável que os titulares mantenham as informações de seus processos atualizadas pois isso minimiza os possíveis prejuízos administrativos, como perda de prazos e caducidades dos títulos.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.