Transferências de Títulos

Cessão e Arrendamento Administrativo

Cessão Total de Título Mineral

A cessão total de direitos minerários é a transferência de um título, de modo que o adquirente (cessionário) exerça posição jurídica idêntica à do antecessor (cedente), assumindo todos os seus direitos e deveres.

O requerimento deve ser instruído de escritura pública ou instrumento particular com firma reconhecida, da cessão total dos direitos minerários, explicitando a fase que se encontra o processo.

 

Cessão Parcial de Título Mineral

O detentor de um título minerário na Agência Nacional de Mineração – ANM tem a opção de negociar a transferência de seus direitos a outro titular, que irá assumir os direitos e deveres da área. Dois casos são possíveis: A cessão de parte de uma área associada a um título minerário ou a cessão total da área associada a um título minerário. No post de hoje, vamos tratar dos aspectos da Cessão Parcial.

A cessão parcial é a transferência de parte da área associada a um título minerário, de modo que o adquirente (cessionário) exerça posição jurídica idêntica à do antecessor (cedente), assumindo todos os seus direitos e deveres relativos a parte cedida.

Tratando-se do trâmite processual administrativo, uma cessão parcial terá como consequência, a formação de um novo processo ANM, referente à área desmembrada (cedida). Desta forma, novos estudos referentes a esta nova área e da área remanescente, deverão ser apresentados, assim como a relação de documentos, a depender da fase em que o processo original se encontra. Estes arquivos deverão ser entregues quando da protocolização do requerimento na plataforma da ANM, distinguindo-se os documentos que serão juntados ao processo original área remanescente, e os documentos do novo processo, área cedida do processo original.

 

Arrendamento Parcial e Total

Este procedimento pleiteia a explotação da jazida sem a transferência de titularidade da concessão de lavra ou do manifesto de mina para o arrendatário. A partir da data de averbação do arrendamento total ou parcial, o arrendatário passará a responder solidariamente com o arrendante por todas as obrigações decorrentes da concessão de lavra ou do manifesto de mina relativamente à área arrendada no período firmado no contrato.

 

Averbação de Transferência de Direitos Minerários em Face de incorporação, fusão ou cisão

A averbação de transferência de direitos minerários em face de incorporação, fusão ou cisão será pleiteada em requerimento dirigido ao Diretor-Geral, assinado pelo titular do direito em conjunto como novo interessado e protocolizado na ANM na Gerência Regional de origem do processo minerário ou na sede da ANM em Brasília.

 

Averbação de Transferência de Direitos Minerários em Face de Falência e Sucessão Causa Mortis

A averbação de transferência de direitos minerários em face de falência ou sucessão causa mortis do titular será pleiteada em requerimento protocolizado no DNPM, exclusivamente na Superintendência

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.