Exploração e Estimativa de Recursos Minerais – PQ. CBRR

Comissão Brasileira de Recursos e Reservas – “CBRR” foi estabelecida em 2015 e é formada pela Aliança de três das mais importantes e representativas associações do setor mineral brasileiro: Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral – “ABPM”, Agência Brasileira de Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral – “ADIMB” e o Instituto Brasileiro de Mineração – “IBRAM”.

CBRR constitui-se como uma organização privada sem fins lucrativos, com foco no estabelecimento, promoção e gerenciamento de esforços para fomentar e desenvolver o setor mineral brasileiro. Suas iniciativas incluem: difusão de melhores práticas globais de engenharia e geologia, diretrizes para declaração de Resultados de Exploração, Recursos e Reservas Minerais de acordo com os padrões estabelecidos pelo CRIRSCO, gestão do processo de certificação e banco de dados de registro de Profissionais Qualificados no Brasil. A CBRR registra profissionais, e como parte do processo de registro, determina áreas de domínio de qualificação. Para os profissionais registrados nessas áreas, o termo “Profissional Qualificado Registrado” é usado.

“guia da CBRR” descreve e recomenda os critérios mínimos e orientações para emissão de relatórios públicos no Brasil dos Resultados da Exploração, Recursos e Reservas Minerais. Em 5 de maio de 2015, a CBRR assinou um memorando de entendimento com o CRIRSCO, estabelecendo o procedimento para a aceitação formal da CBRR no CRIRSCO, programada para ocorrer durante sua reunião anual realizada em Brasília em dezembro de 2015.

Desde 1994, o CRIRSCO tem trabalhado para criar um conjunto de definições internacionais padrão para elaboração de Declarações de Resultados de Exploração, Recursos e Reservas Minerais.

CRIRSCO foi inicialmente um comitê do Council of Mining and Metallurgical Institutions (“CMMI”). Em 2002, o CMMI foi dissolvido, mas o CRIRSCO manteve-se como uma entidade separada e atualmente tem uma relação direta com o “Conselho Internacional de Mineração e Metais” (ICMM) de quem recebe suporte. Atualmente conta com 8 (oito) países membros através de suas Organizações Nacionais de Emissão de Relatórios (NROs); Australásia (JORC), Canada (CIM), Chile (National Committee), Europa Union (PERC), Mongólia (MRC), Rússia (NAEN), África do Sul (SAMCODES) e Estados Unidos (SME), sendo o Brasil, via CBRR, o mais novo candidato oficial para inclusão em 2015. (FONTE)

Declarações Públicas

As Declarações Públicas são preparadas para informar investidores ou potenciais investidores e seus conselheiros sobre os Resultados de Exploração, Recursos Minerais ou Reservas Minerais. Elas incluem, mas não se limitam a, relatórios anuais ou trimestrais das entidades, notas à imprensa, memorandos informativos, documentos técnicos, publicações em websites e apresentações públicas.

As declarações podem ser emitidas para a todos os minerais sólidos, inclusive diamante, outras gemas, minerais industriais, rochas e agregados e carvão, para os quais as autoridades regulatórias relevantes exigem a Declaração Pública de Resultados de Exploração, Recursos Minerais e Reservas Minerais.

Uma Declaração Pública referente a Resultados de Exploração, Recursos Minerais e/ou Reservas Minerais de uma entidade é de responsabilidade da mesma, que atua por meio de seu Conselho de Administração. Uma Declaração Pública desta natureza deve basear-se e refletir de forma justa as informações e documentos preparados por Profissionais Qualificados.

A documentação detalhando Resultados de Exploração, Estimativas de Recursos Minerais e de Reservas Minerais, nas quais a Declaração Pública se baseia, deve ser preparada por Profissionais Qualificados ou sob a supervisão destes e ser assinado por eles. A documentação deve fornecer uma representação fiel dos Resultados de Exploração, Recursos Minerais ou Reservas Minerais que estão sendo declarados.

Um Profissional Qualificado é um profissional da indústria mineral registrado junto à Comissão Brasileira de Recursos e Reservas (CBRR) ou de uma ‘Organização Profissional Reconhecida – OPR’, presente na lista disponível no Anexo 3. A CBRR e as OPRs têm processos disciplinares executórios aplicáveis, incluindo os poderes para suspender ou excluir membros.

Um Profissional Qualificado registrado junto à CBRR deve ter no mínimo 10 (dez) anos de experiência profissional e no mínimo 5 (cinco) anos de experiência relevante no estilo de mineralização, tipo de depósito considerado e na atividade sobre a qual a pessoa assume responsabilidade, incluindo pelo menos 3 (três) anos em Posição de Responsabilidade. (FONTE)

 

Exploração e Estimativas de Recursos – PQ-CBRR

O Comitê de Registro da CBRR reconheceu a competência do Geólogo Giancarlo Silva nas áreas de Exploração Mineral e Estimativa de Recursos Minerais para areia, saibro, brita e cascalho para construção civil, assim como argila para cerâmica vermelha em 10 de junho de 2022. Atualmente o Geólogo está registrado sob o número 022125 e listado na CBRR como Profissional Qualificado Registrado.

O registro profissional na CBRR ratifica o compromisso da ÍGNEABR com a transparência, materialidade e competência necessários nos documentos públicos nas área de Exploração Mineral e Estimativa de Recursos Minerais.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.