Sondagens

Sondagens SPT e Rotativa

SONDAGEM SPT

Trata-se de processo que permite a determinação do perfil geológico e a capacidade de carga das diferentes camadas do subsolo, a coleta de amostras destas camadas, a verificação do nível do lençol freático, a determinação da compacidade ou consistência dos solos arenosos ou argilosos, respectivamente e também a determinação de eventuais linhas de ruptura que possam ocorrer em subsuperfície.

Trata-se de um técnica de investigação de camadas sedimentares, ou seja não empregada em rocha sã ou fraturada. Por sua natureza, a perfuração empregada nesta técnica termina quando se atinge um nível impenetrável ou equipamento, geralmente algo em torno de 15 a 20 metros de profundidade.

 

SONDAGEM ROTATIVA

Sondagem rotativa é um método de investigação que consiste no uso de um conjunto moto-mecanizado, projetado para a obtenção de amostras de materiais rochosos, contínuas e com formato cilíndrico, através de ação perfurante dada basicamente por forças de penetração e rotação que, conjugadas, atuam com poder cortante. A perfuração é realizada com um barrilete com coroa diamantada, este barrilete é rotacionado e pressionado simultaneamente contra o solo que está sendo perfurado.

As amostras coletadas são chamadas testemunhos, que são armazenados em caixa de madeira ou plástico e transportados para análise em laboratório. Através da perfuração e da análise dos testemunhos pode-se indicar o tipo de rocha, grau de alteração, fraturamento, coerência, xistosidade, porcentagem de recuperação, além do índice de qualidade da rocha.