Pesquisa Mineral e Reconhecimento Geológico
O planejamento da pesquisa mineral começa essencialmente no momento em que uma área alvo, ou greenfield, é identificada. O planejamento das atividades é essencial para a execução de uma boa pesquisa e consequentemente a obtenção de bons dados.
A campanha sempre tem início com o reconhecimento da área através de dados bibliográfico disponíveis em dados públicos. As principais informações obtidas nesta fase são relacionados a:
- Clima;
- Geologia e Geomorfologia;
- Hidrografia;
- Rotas de Acesso;
- Fauna e Flora;
- Questões Sociais;
- Localização e Limites de Propriedades Privadas.
Esses dados permitem que o gestor do projeto possa começar a esboçar as primeiras informações sobre o modelo geológico existente na área, bem como a metodologia de pesquisa que deverá ser empregada para o reconhecimento dos possíveis depósitos.
As principais técnicas de pesquisa empregadas na prospecção mineral são:
- Mapeamento Geológico;
- Prospecção Geofísica;
- Topografia ou Aerofotogrametria;
- Sondagens;
- Abertura de Poços e Trincheiras;
- Amostragem;
- Análises Laboratoriais; etc.
Todas essas técnicas quando empregadas por um profissional experiente culminam no completo conhecimento da geologia e dos possíveis depósitos existentes.
É extremamente importante que essas técnicas sejam definidas através de um conhecimento prévio da área, pois a escolha e aplicação de técnicas erradas podem resultar em insucesso.