Licenciamento Ambiental

Procedimento para Obtenção de Autorizações e Licenças Ambientais

O licenciamento ambiental é parte integrante da Política Nacional do Meio Ambiente, definida através da LEI FEDERAL Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981. O licenciamento tem como objetivo principal equilibrar o desenvolvimento econômico-social com o meio ambiente.

O licenciamento ambiental é sempre executado em etapas que variam de acordo com o órgão licenciador e com as características do empreendimento a ser licenciado. De forma geral, o licenciamento ocorre em 03 (três) fases, a saber:

Licença Prévia (LP)

Fase em que são aprovadas a localização e a concepção básica do empreendimento, atividade ou obra. Nesta fase é verificada principalmente a viabilidade ambiental além de estabelecer requisitos e condicionante a serem atendidas para que se possa evoluir para a próxima fase do licenciamento.

Licença de Instalação (LI)

Autoriza a instalação da atividade, empreendimento ou obra de acordo com as informações constantes nos estudos, planos, projetos e programas aprovados pelo órgão licenciador. Nesta fase também é fixado o cronograma para execução das obras e da implementação das medidas mitigadoras propostas pelo requerente.

Licença de Operação (LO)

Nesta fase o empreendimento recebe a autorização para funcionamento, após a verificação dos cumprimentos de todas as medidas de controle e condicionantes observadas nas licenças anteriores.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.