Serviço Geológico do Brasil conclui recuperação de dados do projeto Província Mineral de Alta Floresta (PA – MT)

Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), finalizou com sucesso a recuperação e consistência dos dados do projeto Província Mineral de Alta Floresta (Promin).

Esse projeto, que teve como objetivo mapear a região norte de Mato Grosso e sudoeste do Pará, contou com a equipe de consistência para assegurar a preservação do acervo científico e garantir o acesso ao conhecimento produzido.

A região de Alta Floresta, considerada uma das principais províncias auríferas do país, foi alvo de um extenso trabalho de mapeamento geológico, levantamento geoquímico regional e estudo dos principais depósitos de ouro.

Com uma área de aproximadamente 72.000 km², que engloba localidades como Vila Guarita, Ilha 24 de Maio, Alta Floresta e Rio São João da Barra, o projeto buscou aprofundar o conhecimento geológico e metalogenético dessa região.

Durante a execução do Promin Alta Floresta, foram coletadas e consistidas 2.682 amostras, incluindo sedimentos de corrente, concentrados de bateia e rochas, juntamente com seus resultados analíticos correspondentes. Apesar de o projeto ter sido publicado em 2005, os dados não estavam disponíveis na Base de Dados Institucional do SGB e permaneciam em formato analógico.

A coordenadora do projeto, Alessandra Moreira, destaca que a consistência dos dados tem como objetivo não apenas preservar o acervo científico, mas também garantir o acesso efetivo ao conhecimento.

Isso inclui a recuperação de informações perdidas ou não integradas ao processo histórico de aquisição, além da verificação qualiquantitativa da coleção completa de informações, antigas e novas.

A busca pela integridade dos dados que devem ser disponibilizados ao público em geral, por si só já define a importância e motivação do trabalho executado. Com o avanço da era da informação, alicerçada pelo mundo digital, a sociedade, em seus diversos segmentos, tem cada vez mais procurado informações sob demanda, o que evidencia a necessidade da garantia da integridade dos dados armazenados em banco, bem como sua estruturação, ressaltou.

Informações Confiáveis

Com base nessas premissas, a recuperação dos dados do Promin Alta Floresta, realizada pela equipe de consistência, permitirá um melhor acesso a informações confiáveis, que poderão ser transformadas em conhecimento para beneficiar toda a sociedade.

Os resultados da recuperação dos dados podem ser acessados na página do Serviço Geológico do Brasil, na plataforma GeoSGB, ou no Repositório Institucional de Geociências (RIGEO).

Essa conquista representa um avanço significativo para o fomento de novas pesquisas na região de Alta Floresta, ao preservar e disponibilizar o conhecimento geológico e dos recursos minerais.

Acesso aos dados confiáveis é fundamental para impulsionar o desenvolvimento sustentável, fomentar investimentos e subsidiar tomadas de decisão embasadas em informações precisas.

O Serviço Geológico do Brasil reforça o compromisso de continuar avançando no acesso e na preservação do conhecimento geológico do país, contribuindo para o progresso científico, econômico e social da nação.

Fonte de Pesquisa: Serviço Geológico do Brasil – CPRM

Últimas notícias
Fique por dentro!

Inscreva-se para receber novidades.