Granulados Carbonáticos, o calcário marítimo

granulado bioclástico marinho

A pesquisa mineral tem se expandido cada vez mais à medida que o desenvolvimento tecnológico permite sua evolução. Dessa forma, a atividade de mineração marinha vem sendo cada vez mais considerada na geologia econômica.

O que são Granulados Bioclásticos?

Em síntese os “granulados” ou também chamados de “agregados”, são termos usados para indicar materiais minerais como areias, cascalhos e materiais fragmentados oriundos de rejeitos de minas.

Deste modo, granulados bioclásticos marinhos (Maerl e Lithothamnium, na França) são materiais de composição carbonática, constituídos por algas calcárias ou por fragmentos de conchas (coquinhas e areias carbonáticas).

As algas calcárias são compostas basicamente por carbonato de cálcio (CaCO3) e carbonato de magnésio (MgCO3), além de mais de 20 oligoelementos, presentes em quantidades variáveis principalmente Fe, Mn, B, Ni, Cu, Zn, Mo, Se e Sr.

Os bioclásticos marinhos no Brasil

Na plataforma brasileira, os granulados bioclásticos são formados principalmente por algas calcárias em formas livres (free-living), rodolitos, nódulos e fragmentos. Esses matérias constituem depósitos sedimentares inconsolidados, ou seja, solos residuais e retrabalhados, e por isso são viáveis para explotação, devido a fácil coleta por meio de dragagens.

Pesquisadores do Instituto Oceanográfico da UFPe, relatam desde a década de 60 a existência de uma ampla ocorrência de algas calcárias na plataforma continental brasileira e que representa a nível global, a maior extensão coberta por sedimentos carbonáticos.

Aplicações industriais 

Há diversos segmentos que utilizam destes minerais como:

  • Agricultura (maior volume)
  • Potabilização de águas para consumo,
  • Indústria de cosméticos,
  • Dietética,
  • Implantes em cirurgia óssea, nutrição animal e
  • Tratamento de água lago

Produção econômica

Entretanto, estes depósitos ainda não foram explotados industrialmente no Brasil. A França apesar de possuir uma pequena extensão relativa de sua plataforma continental, é o principal produtor de granulados litoclásticos e bioclásticos marinhos.

Na França, existem em operação 32 portos que recebem 3 milhões de toneladas por ano de areias e cascalho siliciclástico. Dentre os 19 portos da Bretanha, 16 recebem ainda 600 mil toneladas por ano de bioclastos (maerl principalmente, e areias calcárias) proveniente da mineração marinha.

No entanto, estes volumes de granulados marinhos representam, apenas 1% da produção total dos granulados produzidos naquele país.

Meio Ambiente

Do ponto de vista ambiental dentre todos os fatores suscetíveis de alterar o meio marinho, existe um, fundamental no plano biológico: “o fundo marinho, sobretudo a plataforma continental, é semelhante a um solo no sentido pedológico”.

Como regra geral a exploração dos granulados marinhos da plataforma não deve ser extensiva nos primeiros decímetros de sedimento do fundo marinho, e sim se concentrar nas camadas sub-superficiais.

Assim, o Programa de Avaliação da Potencialidade Mineral da Plataforma Continental Jurídica Brasileira (REMPLAC), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia visa à aquisição de dados técnicos, econômicos e ambientais necessários para que órgãos governamentais e empresas, públicas e privadas, possam desenvolver atividades de exploração mineral e gestão ambiental.

O conteúdo completo da pesquisa pode ser acessado na íntegra clicando aqui.

Referência:

Gilberto T. M. Dias – GRANULADOS BIOCLÁSTICOS – ALGAS CALCÁRIAS –
Received August 23, 2000 / Accepted August 07, 2001

Para eventuais duvidas, entre em contato conosco através do link: fale conosco

 

Últimas notícias
Fique por dentro!

Inscreva-se para receber novidades.

    Privacy Overview

    This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.